segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"É melhor ser alegre que ser triste..."

O poeta já dizia: “É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração...”.

Agora, a ciência está interessada em quais são os seus pensamentos e como eles são no seu coração. Preocupa-se em como o sistema imunológico se defende, mas não apenas do ataque das bactérias, das gripes, fungos, etc., para surpresa de muitos, as pesquisas médicas e científicas estão concluindo que os principais inimigos do nosso organismo não são os micróbios, mas os pensamentos e as palavras do cotidiano. Eles estão descobrindo também, que existe um potente remédio, com recursos terapêuticos de grande eficácia. O amor.

Finalmente a ciência começa a sair do paradigma newtoniano, onde a ilusão da separatividade cria conseqüências dolorosas para o ser humano, e passa a descobrir o homem holístico, integral, baseada num modelo quântico-relativista.

O cérebro, que faz parte do corpo físico, interage com o que chamamos de corpo emocional. Tendo constatado a ciência, que ao se ter um pensamento o cérebro produz substâncias que abrem “janelas” para a atuação de sentimentos. Quando determinado sentimento termina, a “janela” fecha. Por exemplo, quando seu amor lhe dar um beijo, a sensação que percorre o seu corpo é causada por uma substância química. Quando alguém lhe agride e você tem vontade de reagir, a ira que toma conta do seu corpo, sendo registrada no estômago, no calor do sangue que corre mais forte nas veias, toda essa sensação é enviada pelo cérebro. Essas substâncias são chamadas de neuropeptídeos. Estes neuropeptídeos são recebidos pelos linfócitos que fazem parte de nosso organismo e o defende das bactérias, vírus, fungos, etc. Sendo assim, o que importa para o sistema imunológico é aquilo que pensamos!

O que falamos, o que pensamos, as palavras que ouvimos podem deprimir nosso sistema imunológico. E ainda, somos vigiados em nossos monólogos internos, nossas raivas, mágoas, ciúmes, ofensas são registradas pelo sistema imunológico. Ele escuta e reage de acordo com o pensamento e a emoção.

Por isso, a importância do amor, de amar a si mesmo. De dar-se conta do lado sombra que todos nós possuímos e organizá-lo, administrá-lo para que possamos desfrutar do céu que também está presente em cada um de nós.

O que é o amor? Como aceitar o lado sombra? Como administrá-lo? Como realizar o autoperdão? As respostas são papos interessantes, que teremos nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário